Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo
Cohab instala painéis de energia solar em conjunto habitacional de locação social

O equipamento gerará economia imediata de 90% para conta de luz nas áreas comuns


Data:19/2/2020

Por: Assessoria de Comunicação – Cohab-SP



Buscando cada vez mais a modernização, economia e sustentabilidade dos conjuntos habitacionais, a Cohab-SP realizou a instalação de painéis de energia solar no Empreendimento Asdrúbal do Nascimento, localizado no centro da cidade. O equipamento será utilizado para o abastecimento de energia nas áreas comuns do prédio e gerará uma economia imediata de 90% na conta de luz.


Após uma série de estudos realizados por técnicos da Companhia, foi aberto um edital para a contratação da empresa responsável por instalar o material. As obras tiveram início em outubro de 2019 e foram finalizadas logo no começo de 2020. Ao todo são 18 módulos na cobertura do empreendimento com 6,57 kWp (quilo watt pico), e estima-se que a geração mensal de energia seja de 791 kWh (quilo watt hora), isto representa uma economia de 76% no valor da conta de luz.


O equipamento capta os raios do sol e converte essa luz em eletricidade. A energia gerada pelos painéis é armazenada nas baterias, que servem para alimentar o inversor, que converterá a corrente e levará para as áreas.


O conjunto habitacional Asdrúbal do Nascimento é o primeiro a receber essa tecnologia e será utilizado como projeto piloto. Todo mês a ENEL irá medir o consumo e a geração de energia do prédio, para observar a economia que está sendo realizada. Caso a energia gerada seja maior do que a utilizada, a Cohab tem direito a um crédito equivalente a quantidade de kWh excedente, que poderá ser utilizado para suprir outros conjuntos da Companhia.


O intuito é levar os painéis para todos os seis empreendimentos do parque de Locação Social da Cohab-SP.


 Imagem aérea mostrando os painéis instalados na parte de cima do empreendimento Foto aérea do empreendimento, com os painéis já instalados, mostrando a rua e o arredor que cerca o conjunto habitacional



Ir para o topo desta página