Mais 580 unidades habitacionais serão entregues no Residencial Espanha

Famílias contempladas irão receber as chaves dos condomínios Teruel (280 Unidades) e Valverde (300 unidades); ao todo, serão beneficiadas 3.860 famílias da Zona Sul da capital paulista.

Data: 16/09/2019

Por: Assessoria de Comunicação e Imprensa - Secretaria Municipal de Habitação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), vai inaugurar neste sábado (14) mais dois condomínios no Residencial Espanha, na Cidade Ademar, Zona Sul da capital. Trata-se do Teruel, com 280 unidades, e o Valverde, com 300 unidades. Ao todo, o Residencial Espanha, empreendimento construído em parceria com os governos Federal e Estadual, conta com 3.860 apartamentos distribuídos em 14 condomínios e 193 blocos. Com as duas próximas entregas, 3.560 unidades já estarão habitadas, restando apenas o Condomínio Salamanca, com 300 apartamentos, para ser inaugurado, o que está previsto para acontecer no mês de outubro.

Assim como toda demanda do residencial, as famílias contempladas no Teruel e Valverde foram removidas de frente de obras públicas para urbanização e infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou de áreas de risco e de recuperação ambiental. Todos os reassentados nessas novas unidades habitacionais são oriundos de comunidades da zona sul pertencentes à Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da represa Billings.

O sistema usado para a entrega das unidades do Espanha foi o Chave a Chave. Os moradores contemplados só deixaram suas casas após receberem as chaves das novas moradias.

O valor para a construção do conjunto foi de R$ R$ 379.892.839 milhões, sendo R$ 293.360.000 do Governo Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida; R$ 72.864.522 milhões do Estado, pelo Casa Paulista; e R$ 13. 668.267 milhões do Município.

As moradidas

Todos os apartamentos do Residencial Espanha possuem 48 m² de área útil, com dois dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Os condomínios são equipados com guarita, depósito de lixo, vagas de estacionamento, locais de lazer com quadra esportiva, redário, salão de festas e áreas verdes.

Habitação em números

A Secretaria Municipal de Habitação informa que desde 2017 já foram entregues 7.437 unidades habitacionais e outras 15 mil estão em obras. Além destas ações que estão previstas no Plano de Metas – cujo objetivo é entregar 25 mil moradias até 2020, para alavancar recursos o poder público aposta e desenvolve ações de fomento capazes de atrair outras fontes de investimentos para ampliar de modo significativo o segmento de habitação popular na cidade de São Paulo, para tanto a Sehab e a Cohab-SP  por meio da PPP da Habitação Municipal preveem a construção de mais 24,9 mil moradias nos próximos seis anos.